A receptividade de estudantes do Ensino Fundamental frente a sequências de Atividades Didáticas computacionais para o ensino de Geometria e Desenho Geométrico

Vaneza De Carli Tibulo, Ricardo Andreas Sauerwein

Resumo


O presente artigo tem como objetivo investigar e avaliar a receptividade de duas sequências de Atividades Didáticas (AD) baseadas em Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), para o ensino de conceitos geométricos e desenvolvimento de competências. A investigação ocorreu durante a implementação das AD ao longo do ano de 2015 com 186 estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental de uma instituição pública federal de ensino básico no Rio Grande do Sul. A análise dos questionários respondidos durante e ao final das sequências indicam que as AD podem ser incorporadas de maneira permanente na prática escolar constituindo assim uma possível alternativa para situações em que se deseja incorporar aplicativos de geometria dinâmica como o Geogebra nos anos finais do Ensino Fundamental.


Palavras-chave


Atividades Didáticas computacionais, Geometria, Desenho Geométrico, Geogebra.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.15536/thema.14.2017.65-81.537

Revista Thema.

Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia Sul-rio-grandense. Pelotas, RS, Brasil. 


Indexadores / Indexing

Logotipo do Crossref        

Logotipo do Latindex