O Currículo do Ensino Fundamental: reflexão, formação e ação na Rede Municipal de Ensino de Camaquã/RS

Liliane Vargas Sampaio Ferreira, Josué Michels

Resumo


Sabemos que é dever de cada Sistema de Ensino viabilizar alternativas e possibilidades para que, em conformidade com suas escolas, possa repensar constantemente sua prática. Isso implica em pensar as finalidades de seu Projeto Educacional, seus principais objetivos e meios para atingi-los; implica pensar um Currículo Escolar que seja adequado para as diferentes realidades locais, promova o desenvolvimento integral dos alunos e construído na coletividade. Nessa proposta de trabalho realizamos um estudo sobre o Currículo da Rede Municipal de Ensino de Camaquã-RS, com 16 supervisores educacionais, no intuito de verificar se o Currículo que hoje é desenvolvido pelas escolas está de acordo com as necessidades de cada comunidade escolar e é significativo para os estudantes. A pesquisa utilizou como metodologia o grupo focal, cujo material produzido foi analisado e dividido em duas categorias: o conceito de currículo; e o currículo que temos e que queremos.  As categorias possibilitaram o entendimento da visão dos supervisores a respeito do que é Currículo, da proposta que existe e daquela que necessitam implementar com vistas ao aprimoramento da prática de ensino oferecido nas escolas municipais.


Palavras-chave


currículo; supervisão; formação; ensino e aprendizagem

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DOI: http://dx.doi.org/10.15536/thema.15.2018.102-118.543

Revista Thema.

Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia Sul-rio-grandense. Pelotas, RS, Brasil. 


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