Ambiente Virtual de Aprendizagem Orientado à Legislação: Um Estudo de Caso na Gestão da Educação Profissional a Distância

Maria Isabel Giusti Moreira, Antônio Carlos da Rocha Costa, Marilton Sanchotene de Aguiar

Resumo


Na Educação a Distância (EaD) apoiada pelas tecnologias digitais, os Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) são softwares constituídos por interfaces que favorecem o processo de ensino e de aprendizagem por meio da Internet. Observa-se, no entanto, que os diferentes AVAs existentes possuem recursos e ferramentas voltados ao processo educativo, não contemplando, porém, aspectos relativos à gestão na EaD. Este trabalho apresenta um estudo de caso ao implementar suporte à gestão no AVA MOODLE, possibilitando a incorporação de leis e normas que regem a EaD de um Instituto Federal (IF) por meio de Inteligência Artificial (IA) em sua customização a partir de Sistemas Multiagentes (SMA).


Palavras-chave


Sistemas Multiagentes; Modelos Organizacionais; Ambiente Virtual de Aprendizagem; Educação a Distância

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DOI: http://dx.doi.org/10.15536/thema.14.2017.264-283.548

Revista Thema.

Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia Sul-rio-grandense. Pelotas, RS, Brasil. 


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