Análise crítica do processo de escolha do livro didático de Matemática na EEF José Jucá, no município de Quixadá-CE

Carlos Ian Bezerra de Melo, Tânia Maria Rodrigues Lopes, João Luzeilton de Oliveira

Resumo


Este artigo aborda o processo de escolha do Livro Didático de Matemática na EEF José Jucá, no município de Quixadá – CE, fazendo uma análise crítica de como se dá esse processo. Esta pesquisa tem como objeto o Livro Didático, considerado um elemento fundamental no processo de aprendizagem e desenvolvimento cognitivo. A forma escolhida para análise dos aspectos envolvidos nesta seleção foi uma pesquisa semiestruturada de natureza qualitativa, envolvendo professores da área. O presente estudo, preliminar, desenvolvido em 2016, no contexto das ações do PIBID/Matemática/FECLESC, indica algumas lacunas fundamentais na formação e prática profissional do docente de Matemática, aspectos que dizem respeito a sua Formação Inicial. Isto se comprova com narrativas docentes, denunciando falhas nos processos formativos, sejam na licenciatura ou nos programas de formação continuada. Nesse contexto, apresenta-se a necessidade de se repensar as licenciaturas brasileiras, almejando incluir em seus currículos ensinamentos condizentes com momentos práticos no percurso do docente.

Palavras-chave


Livro Didático; PNLD; Formação de Professores de Matemática; Ensino de Matemática

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DOI: http://dx.doi.org/10.15536/thema.14.2017.100-113.552

Revista Thema.

Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia Sul-rio-grandense. Pelotas, RS, Brasil. 


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