Letramento no Ensino Fundamental: Percepções de alunos e professores sobre as práticas de ensino de leitura e escrita em uma escola da zona rural de Camaquã

Mayara Wojciechowski Colomby, Rodrigo Klassen Ferreira

Resumo


O presente artigo surgiu diante da necessidade de analisar a relação entre as percepções de alunos e professores referentes às metodologias de ensino de Língua Portuguesa que vêm sendo colocadas em prática e o desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita que visem ao letramento por estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental. Para a realização da análise, contamos com a participação de alunos do oitavo e nono ano do Ensino Fundamental e de quatro professores que atuam nos anos iniciais, através do preenchimento de questionários, onde os participantes puderam expressar suas percepções sobre atividades de leitura e escrita propostas na escola, que está localizada na zona rural de Camaquã, RS. A partir da análise das respostas dadas, podemos considerar que as aulas de Língua Portuguesa não estão mais associadas somente ao ensino da gramática, mas também ainda não têm priorizado a realização de atividades que levem a uma condição de letramento.

Palavras-chave


letramento, ensino, leitura, escrita

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DOI: http://dx.doi.org/10.15536/thema.15.2018.255-268.732

Revista Thema.

Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia Sul-rio-grandense. Pelotas, RS, Brasil. 


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