A modelagem matemática no Brasil: resultados de uma revisão integrativa de teses e dissertações

Rudolph dos Santos Gomes Pereira, Jeferson Takeo Padoan Seki, Bárbara Nivalda Palharini, Willian Damin, Ariel Cardoso da Silva, Bianca de Oliveira Martins

Resumo


O objetivo deste artigo é apresentar os resultados obtidos por meio de uma revisão integrativa de teses e dissertações, com ênfase na Modelagem Matemática na perspectiva da Educação Matemática, defendidas no período de 2010 a 2016, dos programas de pós-graduação avaliados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Nível Superior - CAPES na área de Ensino, com notas 5, 6 e 7. As pesquisas foram analisadas em sua integralidade, com base na região geográfica e nível de escolaridade. Entre os resultados, está a indicação da consolidação da Modelagem Matemática como área de pesquisa da Educação Matemática, a carência de pesquisas nessa temática na região norte e nordeste, e os principais níveis de escolaridade em que as pesquisas são desenvolvidas, bem como a interlocução com diferentes teorias do conhecimento.

Palavras-chave


Educação Matemática; Modelagem Matemática; Revisão Integrativa.

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DOI: http://dx.doi.org/10.15536/thema.15.2018.156-167.757

Revista Thema.

Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia Sul-rio-grandense. Pelotas, RS, Brasil. 


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