Apreendendo interfaces disciplinares e suas implicações: uma dimensão teórica e prática na percepção de um grupo de educadores de ciências da natureza

Tiago Amador Tamanini, Tânia Denise Miskinis Salgado

Resumo


A presente investigação aborda as percepções de educadores de ciências da natureza do ensino médio, que participaram de um curso de extensão acerca de interfaces disciplinares, a respeito de tal estratégia educativa no ensino de ciências. Inicialmente foi realizada uma releitura das pesquisas sobre o tema em questão, percebendo os elementos que endossam a estratégia educativa das interfaces disciplinares de acordo com as ideias destes teóricos, bem como as suas definições para as diferentes formas de cindi-las. Em um segundo momento é revisitada a educação pela pesquisa como uma proposição pedagógica para o desenvolvimento de diferentes interfaces disciplinares. As manifestações dos professores, obtidas por meio de um questionário, foram investigadas pela Análise Textual Discursiva. Percebeu-se que houve, na maioria dos resultados, pressupostos metodológicos ao se estabelecerem interfaces disciplinares, bem como uma sintonia desta para com a educação pela pesquisa, e uma clara ideia da existência de diferentes interfaces disciplinares.

Palavras-chave


Estratégias Educativas; Interfaces Disciplinares; Educação Pela Pesquisa

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.15536/thema.15.2018.168-185.771

Revista Thema.

Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia Sul-rio-grandense. Pelotas, RS, Brasil. 


Indexadores / Indexing

Logotipo do Crossref        

Logotipo do Latindex