História da Ciência nos Livros Didáticos de Física

Bruno Gomes da Silva, Maria Delmina Pires, Vitor Hugo Borba Manzke

Resumo


A História da Ciência, ao contextualizar o conteúdo científico, torna a ciência mais real e aproxima-a dos alunos, criando motivação para a aprendizagem e ajudando-os a tornarem-se cidadãos mais esclarecidos e socialmente mais intervenientes. O estudo que apresentamos teve como objetivos: averiguar a presença da História da Ciência, a forma, e se mostram uma ciência dinâmica, que sofre mudanças, e se evidenciam os fatores que ocasionam essas mudanças na ciência, estão sendo abordados nos livros didáticos de Física do 1.º ano do Ensino Médio. Fez-se uma análise de conteúdo a catorze livros, a partir de um instrumento que contempla duas dimensões: informação facultada e atividades propostas, desdobradas em indicadores que as operacionalizam. Os resultados da pesquisa estão descritos neste trabalho.

 


Palavras-chave


Livro didático; História da Ciência; Ensino/aprendizagem da Física.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.15536/thema.15.2018.34-43.776

Revista Thema.

Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia Sul-rio-grandense. Pelotas, RS, Brasil. 


Indexadores / Indexing

Logotipo do Crossref        

Logotipo do Latindex