Relato de uma experiência: explorando conceitos de Geometria Analítica com o uso de animações no Geogebra

Carlene Fonseca de Moraes, Bárbara Denicol do Amaral Rodriguez, Cristiana Andrade Poffal

Resumo


Este trabalho apresenta o relato de uma atividade (modelo de construção e animação de um carro) realizada pelos alunos, utilizando o software GeoGebra. O objetivo desta atividade foi colaborar para o ensino de Geometria Analítica, estudado no Ensino Médio. Ela inclui conceitos relacionados ao ponto (distância entre dois pontos, o ponto médio de um segmento, entre outros), à reta (equação geral, ponto de interseção entre duas retas, entre outros) e à circunferência (equação reduzida, posições relativas entre uma reta e uma circunferência, entre outros). Análises feitas, após a realização da atividade, mostraram que a construção da animação contribuiu para o ensino de Geometria Analítica, além de proporcionar aos alunos uma participação ativa na construção do seu conhecimento. 

 


Palavras-chave


Animação; Ensino Médio; Geometria Analítica; GeoGebra

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.15536/thema.15.2018.333-349.792

Revista Thema.

Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia Sul-rio-grandense. Pelotas, RS, Brasil. 


Indexadores / Indexing

Logotipo do Crossref        

Logotipo do Latindex