Modelos de gestão, performatividade e intensificação do trabalho docente

Maria Laura Brenner Moraes

Resumo


A adoção no contexto educativo de uma nova cultura administrativa e acadêmica, baseada na utilização combinada das tecnologias de gerencialismo e de performatividade, traz consigo a instituição de discursos, capazes de constituírem novos atores sociais. Os/as docentes são interpelados/as a constituírem-se docentes competentes, criativos/as, inovadores/as, sedutores/as e motivadores dos/as discentes, agora considerados clientes dos serviços educacionais. Neste sentido, o presente texto trata dos conceitos de gestão, performatividade e gerencialismo discutidos nos trabalhos de Stephen Ball e das e das contribuições Sadi Dal Rosso, acerca do conceito de intensidade e intensificação do trabalho e do trabalho docente, em especial.


Palavras-chave


Gestão; Gerencialismo; Performatividade; Intensificação do trabalho docente.

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DOI: http://dx.doi.org/10.15536/thema.15.2018.553-562.796

Revista Thema.

Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia Sul-rio-grandense. Pelotas, RS, Brasil. 


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