O desenvolvimento da Cognição Numérica: compreensão necessária para o professor que ensina Matemática na Educação Infantil.

Sidney Lopes Sanchez Júnior, Marília Bazan Blanco

Resumo


A Matemática está presente no universo da criança desde o seu nascimento. Diferentes abordagens procuram entender como se dá o desenvolvimento do conceito de número e das habilidades numéricas na criança, e o presente artigo de revisão tem por objetivo discutir como se desenvolve a Cognição Numérica, a partir da perspectiva da Psicologia Cognitiva e da Neurociência, e a importância deste conhecimento para melhorar a prática do professor que atua no ensino da Matemática com crianças pré-escolares. A partir desta perspectiva, entende-se que a Matemática mais complexa e abstrata evolui de uma mais simples, de origem biológica. A Cognição Numérica é influenciada por fatores, biológicas, cognitivos, educacionais e culturais, sendo que o Senso Numérico inato, constitui o sistema primário, e o sistema secundário é formado pelo Processamento Numérico (Compreensão e Produção Numérica) e Cálculo.

Palavras-chave


Cognição Numérica; Matemática; Educação Infantil.

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DOI: http://dx.doi.org/10.15536/thema.15.2018.241-254.805

Revista Thema.

Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia Sul-rio-grandense. Pelotas, RS, Brasil. 


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