A Etimologia como possibilidade de aprendizagem significativa de Biologia

Marcelo da Rocha Nunes, Ana Paula de Souza Votto

Resumo


O aprendizado da Biologia vai além da memorização de informações, necessitando do entendimento dos conceitos e termos da área. Entretanto, o aprendizado da terminologia científica se apresenta como um desafio para os estudantes, pois a maioria não se familiariza com o significado dos termos. Desta forma, os estudantes acabam por memorizar de forma superficial o que poderia ser aprendido através da lógica. Assim, o objetivo do trabalho foi mostrar como a Etimologia pode contribuir para um ensino e aprendizagem significativa do vocabulário de Biologia e como esses termos podem formar uma rede complexa que facilita o aprendizado. O trabalho é composto por um levantamento bibliográfico abordando o vocabulário científico de Biologia, seu ensino, e o conceito de aprendizagem significativa. Percebeu-se nessa construção que o ensino/aprendizado do vocabulário pode ser ressignificado quando feito o estudo etimológico. Assim, além do entendimento do termo possibilita vislumbrar relações entre os termos estudados com outros que surgem na sua vida estudantil. Desta forma o estudante é capaz de criar significados e reflexões sobre o que é estudado e não apenas decorando sem refletir sobre.

Palavras-chave


Ensino; Terminologia; Vocabulário científico

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.15536/thema.15.2018.592-602.824

Revista Thema.

Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia Sul-rio-grandense. Pelotas, RS, Brasil. 


Indexadores / Indexing

Logotipo do Crossref        

Logotipo do Latindex