Jogos matemáticos como ferramenta de aprendizagem no 5º ano do Ensino Fundamental

Jandriza Lemes Dos Santos, Marco Aurélio Torres Rodrigues

Resumo


O presente artigo aborda uma pesquisa realizada com alunos do 5º ano numa escola municipal na cidade de Bagé-RS, tem por objetivo demonstrar a contribuição dos jogos matemáticos como ferramenta facilitadora no processo de aprendizagem dos alunos. Foi observado na turma em questão algumas dificuldades no que diz respeito às operações matemáticas, principalmente multiplicação e divisão, após a intervenção com os jogos houve um grande avanço quanto às dificuldades encontradas. Os resultados mostram que o jogo matemático desempenha um papel importante na sala de aula, resultados estes analisados através do comparativo dos registros de observações e aplicação prática das ferramentas lúdico-pedagógicas.


Palavras-chave


Jogos Matemáticos; 5ºAno, Desenvolvimento de jogos

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.15536/thema.15.2018.371-388.839

Revista Thema.

Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia Sul-rio-grandense. Pelotas, RS, Brasil. 


Indexadores / Indexing

Logotipo do Crossref        

Logotipo do Latindex