Programa Nacional de Assistência Estudantil: proposta de formação continuada aos servidores do IFFAR

Janete Cordeiro Lorenzoni, Maria Rute Depoi da Silva, Fernanda Figueira Marquezan, Eliane Aparecida Galvão

Resumo


O artigo objetiva apresentar uma proposta de formação continuada aos servidores do Instituto Federal Farroupilha (IFFar), acerca do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES). Evidencia-se, assim, a formação dos servidores, já que tanto a atuação dos docentes quanto dos técnicos têm implicações no ensino e na aprendizagem dos estudantes do Instituto. Para tanto, optou-se pela abordagem qualitativa, por meio da pesquisa documental e bibliográfica. Inicialmente, são apresentados marcos legais e o aporte teórico de autores que versam sobre as políticas educacionais. No decorrer do texto são discutidos aspectos da formação docente, frente a um paradigma inovador, demonstrando, assim, a necessidade de que todos os sujeitos envolvidos na educação e no ensino (re)conheçam o contexto escolar em seus diversos aspectos, e, por fim, descreve-se a proposta de formação continuada aos servidores do (IFFar).

Palavras-chave


Educação Profissional; Formação Continuada; Políticas Públicas

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.15536/thema.15.2018.634-652.843

Revista Thema.

Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia Sul-rio-grandense. Pelotas, RS, Brasil. 


Indexadores / Indexing

Logotipo do Crossref        

Logotipo do Latindex