Matemática e arte: uma proposta de modelagem com a utilização do software Grafeq

Ketlin Kroetz, Clarissa Coragem Ballejo

Resumo


Resumo: O artigo apresenta uma proposta de ensino que contempla uma sequência de atividades destinadas à segunda série do Ensino Médio, envolvendo arte e matemática, por meio da utilização do software GrafEq. Utiliza como referencial a teoria Construcionista de Seymour Papert (1994) e apresenta a proposta utilizando como fundamento as etapas de modelagem propostas por Biembengut e Hein (2010), divididas em três partes denominadas, interação (percepção e apreensão); matematização (compreensão e explicação); e modelo matemático (significação e modelação).

Palavras-chave: matemática e arte; GrafEq; modelagem matemática.


Palavras-chave


matemática e arte; grafeq; modelagem

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DOI: http://dx.doi.org/10.15536/thema.15.2018.672-685.848

Revista Thema.

Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia Sul-rio-grandense. Pelotas, RS, Brasil. 


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