A produção do conhecimento a respeito da formação inicial de professores: desafios e expectativas

Guilherme Salgueiro Goulart, Charles dos Santos Guidotti, Carla Beatriz Spohr

Resumo


Nesse estudo buscamos compreender o que está sendo comunicado, com base nos periódicos Ciência e Educação e Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, sobre formação inicial de professores. Utilizamos o Estado da Arte como forma de verificar o que está sendo discutido, com relação à temática, dentro do âmbito científico. Como metodologia de análise de dados, utilizou-se a Análise Textual Discursiva, chegando assim a quatro categorias, cujas quais, neste trabalho, exploramos apenas duas delas. Com base nos artigos estudados verificamos a necessidade de se problematizar a formação inicial de professores, uma vez que esta será uma das responsáveis pela constituição do futuro professor.

Palavras-chave


formação inicial de professores; desafios; educação

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.15536/thema.15.2018.686-703.854

Revista Thema.

Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia Sul-rio-grandense. Pelotas, RS, Brasil. 


Indexadores / Indexing

Logotipo do Crossref        

Logotipo do Latindex