“Pôr a mão na massa”: elaboração, execução e reflexão sobre uma prática de ensino de Geometria na modalidade EJA

Rodrigo Sychocki da Silva, Rodrigo Dalla Vecchia, Lucas Führ

Resumo


O presente artigo tem como finalidade explanar sobre uma experiência de ensino ocorrida numa disciplina da graduação em Licenciatura em Matemática no primeiro semestre de 2017 numa instituição federal de ensino. Como se trata de uma disciplina de caráter teórico-prático, os licenciados devem planejar, executar e refletir sobre uma prática que deve acontecer no nível básico de ensino. Na ocasião o assunto a ser explorado na prática de ensino foi geometria e o público alvo estudantes de ensino médio na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) de uma escola. Com a fundamentação teórica ancorada em autores que destacam a proximidade que a matemática deve ter com a realidade dos educandos, aqui se apresenta um recorte teórico-metodológico e reflexivo sobre o constituir-se professor de matemática em formação inicial. Com o estudo é possível inferir que ao aproximar leituras teóricas e reflexões próprias da ação de prática, já no curso de graduação, o futuro professor torna-se consciente do inacabamento inerente ao fazer docente.

Palavras-chave


Educação de Jovens e Adultos; Ensino; Formação inicial de professores; Geometria

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.15536/thema.15.2018.414-424.864

Revista Thema.

Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia Sul-rio-grandense. Pelotas, RS, Brasil. 


Indexadores / Indexing

Logotipo do Crossref        

Logotipo do Latindex