Educação ambiental através da reutilização de resíduos sólidos para a elaboração de brinquedos

Vitoria Schuller Siqueira, Luciana Roso de Arrial

Resumo


O trabalho tem como base a “Educação ambiental através da reutilização de resíduos sólidos para a elaboração de brinquedos”, estudo realizado na Escola Estadual de Ensino Fundamental Arco-Íris, localizada na cidade de Pelotas/RS. A turma do 1º ano escolhida para a micro intervenção ambiental contava com 25 estudantes, entre 6 e 7 anos. O questionamento que fecundou o projeto foi: é possível que estudantes do 1º ano do ensino fundamental entendam a importância da redução dos resíduos sólidos no meio ambiente a partir da elaboração de brinquedos com materiais reutilizáveis? A hipótese foi que ao produzirem seus próprios brinquedos, as crianças reconhecerão no que denominam “lixo”, possibilidades de transformação, criação e socialização protegendo o meio ambiente. A pesquisa teve como objetivo geral possibilitar transformações para a socialização, criatividade e educação ambiental a partir da elaboração de brinquedos utilizando resíduos sólidos reutilizáveis. A metodologia foi a pesquisa-ação que se caracteriza por apresentar caráter participativo, impulso democrático e contribuição a mudança social. A prática oportunizou o diálogo sobre o meio ambiente, a geração, redução e disposição final dos resíduos. Os estudantes perceberam que é através de dar as mãos entre as crianças e o meio ambiente, que o mundo tornar-se-á sustentável para os anos vindouros.

 


Palavras-chave


Prática Ambiental; Resíduos Reutilizáveis; Criatividade; Ensino Fundamental.

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DOI: http://dx.doi.org/10.15536/thema.15.2018.927-942.865

Revista Thema.

Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia Sul-rio-grandense. Pelotas, RS, Brasil. 


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