Percepção da avaliação no Ensino Médio Politécnico em uma escola da Rede Estadual de Ensino do Rio grande do Sul

Elisane Ortiz de Tunes Pinto, Marcos André Betemps Vaz da Silva, Valesca de Matos Duarte, Cristina de Souza Dutra, Ilis Angela Wickboldt Manetti

Resumo


No Estado do Rio Grande do Sul foi implantado o Ensino Médio Politécnico por parte do governo do RS no ano de 2012. Neste relato apresenta-se uma análise sobre a forma como ocorreu o processo de apropriação sobre a avaliação do ensino politécnico na escola, bem como investigou-se os instrumentos e metodologias adotadas. Procurou-se verificar como se deu a atuação docente, no que se refere às atribuições de conceitos por áreas de conhecimento e se o sistema de avaliação por conceitos e pareceres representa ou não avanço no processo de ensino e aprendizagem para os professores. Para análise dos resultados foi utilizada a metodologia do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC) e percebeu-se que a implantação do Ensino Médio Politécnico trouxe muitos avanços para o desenvolvimento das atividades de ensino, entretanto, o processo de formação continuada dos professores não ocorreu de forma adequada e vários outros discursos surgiram de forma a qualificar os resultados deste relato.


Palavras-chave


Avaliação da Aprendizagem; Ensino Médio Politécnico; Formação Continuada.

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DOI: http://dx.doi.org/10.15536/thema.15.2018.717-733.877

Revista Thema.

Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia Sul-rio-grandense. Pelotas, RS, Brasil. 


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