O uso do Geogebra para o ensino de cálculo diferencial e integral, um mapeamento de suas publicações

Ricardo Augusto de Oliveira, William Vieira Gonçalves, Diego Piasson

Resumo


O presente trabalho aborda um Mapeamento de produções que tratam da temática “Ensino de Cálculo Diferencial e Integral com o uso do software GeoGebra”, no âmbito do Projeto de Pesquisa: Tecnologias Digitais para formação inicial e continuada de professores de matemática, que se desenvolve junto a UNEMAT polo de Barra do Bugres – MT, e como parte de um Projeto de Dissertação do autor, a fim de contribuir com as pesquisas elencadas, que tem como um de seus propósitos, formular parâmetros de atividades e designer de curso para o ensino de matemática. Realiza buscas em 05 Bases de Dados científicos nacionais e internacionais, dos textos encontrados apresentamos uma síntese de cada, direcionadas para responder as questões norteadoras da pesquisa que se apresentam na introdução. Ainda uma tabela com algumas das informações coletadas, e conclui que apesar de haver variedade de abordagem do GeoGebra para o ensino de Cálculo, ainda não há um consenso ou um parâmetro adotado pela academia, o que fica mais evidente quando direcionamos a pesquisa para abordar o ensino da Derivada.


Palavras-chave


Ensino, GeoGebra, Cálculo, Derivada.

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DOI: http://dx.doi.org/10.15536/thema.15.2018.466-484.892

Revista Thema.

Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia Sul-rio-grandense. Pelotas, RS, Brasil. 


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