Os desafios da Alfabetização Científica na fala de um grupo de professores dos anos iniciais

Graziela Ferreira de Souza, Nilcéia Aparecida Maciel Pinheiro

Resumo


Este estudo apresenta uma reflexão sobre os desafios da Alfabetização Científica, identificados nas falas de professores dos anos iniciais do ensino fundamental. Com foco na investigação das concepções dos professores sobre o ensino de ciências e a alfabetização científica, o objetivo deste estudo foi delinear os desafios e práticas pedagógicas desenvolvidos nessa perspectiva. Como procedimento metodológico foi aplicado um questionário a 15 professores atuantes na rede municipal de ensino de Ponta Grossa - PR, que se encontravam em formação continuada para o ensino de ciências oferecida pela instituição. A análise qualitativa, de natureza interpretativa das respostas demonstrou consonância com a literatura da área, revelando que há limitações e desafios enfrentados pelos professores no exercício de suas atividades pedagógicas ligadas ao ensino de ciências. Os entraves identificados indicam que diante de tais dificuldades torna-se necessário ampliar estudos e formação de professores em nível inicial e continuada, , para o desenvolvimento da Alfabetização Científica desde as etapas iniciais do ensino fundamental.


Palavras-chave


Alfabetização Científica; Ensino de Ciências; Ensino Fundamental.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.15536/thema.15.2018.748-760.897

Revista Thema.

Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia Sul-rio-grandense. Pelotas, RS, Brasil. 


Indexadores / Indexing

Logotipo do Crossref        

Logotipo do Latindex