O que dizem as pesquisas sobre atividades prático-experimentais publicadas em periódicos brasileiros de ensino de ciências entre 2001 e 2015?

Marcus Vinicius Pereira, Maria Cristina do Amaral Moreira

Resumo


Atividades prático-experimentais, desenvolvidas ou não no espaço do laboratório didático, vêm sendo, de forma frequente, alvo das pesquisas da área de ensino de ciências nas últimas décadas em suas múltiplas abordagens. Em geral, são investigados ou propostas de atividades ou sua contribuição para o processo de ensino-aprendizagem. Dessa forma, neste trabalho apresentamos uma pesquisa do tipo estado da arte a fim de compreender como a pesquisa em ensino tem investigado o papel das atividades prático-experimentais realizada em artigos publicados nos últimos 15 anos, entre 2001 e 2015, em 20 periódicos nacionais de ensino de ciências classificados nos estratos Qualis CAPES A1 e A2. Os 198 artigos levantados foram categorizados em termos do principal tópico de pesquisa, ano e periódico de publicação e componente curricular. Como resultados, destacamos aumento da produção acadêmica sobre esse tema nos últimos anos, em especial com caráter multi e interdisciplinar, e uma maior concentração no tópico de pesquisa processos e materiais educativos. Além disso, quase três quartos dos artigos concentram-se em um único periódico da área de ensino de física. Por outro lado, há carência de pesquisas que se dediquem ao ensino de biologia e/ou ao ensino fundamental, em especial aos anos iniciais.


Palavras-chave


atividade prático-experimental; laboratório didático; ensino de ciências; revisão de literatura

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DOI: http://dx.doi.org/10.15536/thema.15.2018.951-961.901

Revista Thema

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Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul).
Pelotas/RS - Brasil. 


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