“Em busca do astronauta perdido”: um experimento na formação inicial de professores de matemática envolvendo Geometria Analítica & História em Quadrinhos

Rodrigo Sychocki da Silva, Mayara Becker Oliveira da Silva, João Carlos Tavares Pereira, Leandro Carlos Blum

Resumo


O artigo apresenta e reflete sobre um experimento de ensino ocorrido no primeiro semestre de 2017 em um curso de formação inicial de professores de matemática, numa universidade pública do Rio Grande do Sul. Em linhas gerais a proposta relacionou matemática, história em quadrinhos e tecnologias digitais. A partir dos conceitos de zona de risco e zona de conforto encontrados e explorados na literatura, foi construída e aplicada uma proposta de ensino, de caráter experimental, numa disciplina de graduação. A título de inferência, os resultados e reflexões realizadas posteriores ao experimento contribuem na área de Educação Matemática, destacando-se os desafios inerentes do fazer docente, já presentes na formação inicial do professor de matemática.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.15536/thema.15.2018.485-497.925

Revista Thema.

Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia Sul-rio-grandense. Pelotas, RS, Brasil. 


Indexadores / Indexing

Logotipo do Crossref        

Logotipo do Latindex