Desafios para a interdisciplinaridade no ensino das ciências da natureza

Carlos Alberto Dos Santos

Resumo


Embora haja uma extensa e antiga literatura em torno dessa temática, há uma certa dificuldade em caracterizá-la do ponto de vista operacional. No que concerne às atividades de pesquisa, o conceito de propriedades emergentes é proeminente, mas ao meu conhecimento ainda não há um consenso quando se trata de definir interdisciplinaridade no ensino. O conceito genérico de ensino interdisciplinar é aquele caracterizado por uma abordagem que integra duas ou mais áreas do conhecimento em uma associação significativa para aumentar e enriquecer a aprendizagem em cada área. Para alguns estudiosos isso se efetiva por meio de conceitos transversais, os quais devem servir de ponte entre as ciências da natureza, a matemática e as engenharias. Embora sejam muitos os desafios para o cumprimento desses pressupostos, pretendo mostrar neste trabalho que há espaço para atuação pedagógica comprometida com o domínio de conhecimento disciplinar numa perspectiva interdisciplinar.

Palavras-chave


Interdisciplinaridade; ciências da natureza; biologia; física; química.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.15536/thema.15.2018.363-370.960

Revista Thema.

Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia Sul-rio-grandense. Pelotas, RS, Brasil. 


Indexadores / Indexing

Logotipo do Crossref        

Logotipo do Latindex