Gramática de uso e suas contribuições para o letramento

Marcilene de Assis Alves Araujo, Lucas dos Santos Costa

Resumo


Este artigo apresenta a gramática de uso no ensino de língua portuguesa, como contribuinte para o processo de letramento dos alunos. Trata-se de uma pesquisa de cunho teórico bibliográfico que servirá de base para uma pesquisa de campo qualitativa. Visa-se analisar como ocorrem as contribuições do ensino da gramática proposta pelo funcionalismo linguístico, atendo-se às suas concepções gerais, para o processo de letramento – sedimentação da língua em seus usos sociais com a escrita e a leitura no sistema convencional. Confirma-se que os resultados de um ensino de gramática de uso contribuam para esse processo ao desenvolver a competência comunicativa do aluno, para que se comunique adequando-se linguisticamente conforme o contexto nas diversas situações sociais.


Palavras-chave


Gramática de uso; Linguística funcional; Letramento

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DOI: http://dx.doi.org/10.15536/thema.15.2018.1475-1485.995

Revista Thema.

Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia Sul-rio-grandense. Pelotas, RS, Brasil. 


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